Foto: iStock/Gulliver
O protetor solar é obrigatório, mas você realmente precisa de um protetor solar separado para crianças? Acontece que não há absolutamente nenhuma necessidade de comprar produtos adaptados separados para diferentes membros da família. Na verdade, qualquer pessoa pode comprar uma versão infantil para uso pessoal.
Existe diferença entre protetor solar para crianças e adultos?
A resposta curta é não”. Embora muitos protetores solares para ‘crianças’ sejam geralmente de base mineral, porque são menos propensos a causar irritação.
Veja também: Produtos de beleza “verdes” ou “limpos”: Qual a diferença?
Qual é a diferença entre protetor solar físico e químico?
A maior diferença entre o protetor solar químico e o físico (também conhecido como mineral) é como ele fica na pele – o químico é absorvido enquanto o físico fica por cima. Ambos têm seus prós e contras, mas além das sensibilidades da pele ou preferências de ingredientes, geralmente tudo se resume ao que você gosta. No entanto, protetores solares físicos/minerais são frequentemente recomendados para crianças.
Claro que a melhor forma de proteção para o seu filho é limitar o tempo ao sol, principalmente nos horários de pico. De acordo com a Academia Americana de Pediatria, os bebês com menos de seis meses devem ficar totalmente fora do sol, e as crianças mais velhas devem limitar a exposição direta ao sol entre 10h e 16h.
O que pode acontecer se uma criança usar protetor solar químico?
A pele deles pode ficar irritada. As crianças têm uma pele mais fina e absorvente, razão pela qual a maioria dos pediatras recomenda uma fórmula física (que fica na pele para repelir os raios UV) em vez de uma fórmula química (que é absorvida pela pele) para uma proteção mais segura.