Foto: iStock/Gulliver
O banho à noite tem inúmeros benefícios, incluindo limpar o corpo de alérgenos, óleos acumulados e suor e promover relaxamento. Na verdade, sabe-se que o calor alivia o estresse e a tensão, e muitos estudos descobriram que tomar um banho quente antes de dormir melhora a qualidade do sono. Mas e a sua rotina pós-banho?
Você lavou o cabelo com um xampu perfumado, esfoliou o corpo, completou a rotina de beleza da pele e até lavou a roupa de cama. Mas secar o cabelo parece uma atividade chata e demorada. E assim…
Ver mais: Tendências de beleza do TikTok: pele perolada (VÍDEO)
É ruim dormir com o cabelo molhado?
De acordo com Dandy Engelman, dermatologista credenciado em Nova York, colocar o cabelo molhado em um travesseiro aumenta o risco de crescimento de bactérias e fungos. Isso não só é ruim para o cabelo e a pele, mas também pode aumentar as chances de propagação de várias infecções.
“Dormir com o cabelo molhado cria um ambiente quente e úmido ideal para o desenvolvimento e desenvolvimento de bactérias, o que pode levar a outras infecções do couro cabeludo e da pele”, diz o Dr.
O que pode acontecer quando você dorme com o cabelo molhado?
As bactérias podem se acumular no couro cabeludo
De acordo com o Dr. Engelman, colocar a cabeça em um travesseiro com o cabelo molhado facilita o acúmulo de bactérias no couro cabeludo. “Como o cabelo está molhado e pressionado contra a fronha, o couro cabeludo não consegue respirar”, diz ela.
Veja também: Óleo CBD: benefícios para a pele, efeitos colaterais e usos
Sua roupa de cama pode estar mofada
Quando as bactérias se acumulam no couro cabeludo, elas podem ser facilmente transferidas para a roupa de cama. E, assim como acontece com as toalhas molhadas, se as fronhas e a roupa de cama úmidas não forem devidamente secas, elas podem facilmente se tornar um terreno fértil para mofo. É nojento ver e cheirar e pode fazer com que você acorde com o nariz entupido, olhos vermelhos ou com coceira, dor de cabeça ou dificuldade para respirar.
Seu couro cabeludo pode ficar irritado
Se as bactérias se acumularem no couro cabeludo, podem causar infecções na raiz do cabelo. Isso significa que você pode acabar com glândulas sebáceas hiperativas, o que pode causar dermatite seborreica, caspa, irritação, coceira e manchas doloridas.
A levedura Malassezia, que causa dermatite seborreica ou caspa, também pode se multiplicar em ambientes quentes, úmidos e escuros – como cabelos molhados durante o sono.