Com essas duas misturas caseiras, você pode estimular naturalmente os tomateiros jovens a crescerem bem e produzirem uma colheita abundante.
De quais nutrientes os tomateiros precisam?
Além do calor, da umidade e da quantidade certa de exposição à luz, os pequenos tomateiros precisam do equilíbrio certo de nutrientes quando começam a crescer. No início, as mudas utilizam a energia armazenada nas sementes de onde vieram, mas assim que as folhas verdadeiras aparecem e as suas pequenas raízes se desenvolvem, estão prontas para uma dose mais leve de fertilizante.
Pode parecer um pouco estranho, mas você pode usar leite fresco e água de arroz para garantir que seus tomateiros cresçam mais rápido.
Ambos os produtos naturais fornecem cálcio, mas também são super ricos em potássio, fósforo e muitos outros oligoelementos. O leite é antifúngico e protege as plantas contra doenças. Por outro lado, a água do arroz aumenta as bactérias boas, como micorrizas e lactobacilos, que já existem no solo.
Veja também: Por que as pontas dos tomates ficam pretas – descubra o verdadeiro motivo
Leite
Para proteger seus tomateiros de doenças como mofo, podridão e oídio, borrife uma parte de leite fresco misturado com 10 partes de água uma vez a cada 10-14 dias.
Você também pode alimentar tomateiros jovens diluindo uma parte de leite com quatro ou seis partes de água (1:4 a 1:6). Despeje com cuidado usando um copo, certificando-se de que a solução chegue às raízes sem perturbá-las.
Fertilize com esta solução a cada duas semanas para melhor crescimento. O cálcio do leite fortalece as paredes celulares e torna as plantas mais saudáveis, as proteínas melhoram a saúde geral e aceleram o desenvolvimento, e os açúcares naturais estimulam atividades microbianas benéficas no solo.
Outra coisa em que o leite é rico é o potássio, que ajuda a reter água, aumenta a produção de clorofila e aumenta a transferência de energia nas células vegetais.
Água de arroz
Este pedaço de cozinha fará com que seus tomates cresçam rapidamente. Algo que muitas vezes vai pelo ralo pode ter utilidade. Não jogue fora a água do enxágue do arroz, mas lembre-se que a água que sobra após o cozimento do arroz é mais rica em nutrientes.
O maior ingrediente secreto da água de arroz é a niacina, encontrada em grandes quantidades, especialmente no arroz integral. Este oligoelemento aumenta a fotossíntese, reduz o estresse oxidativo, promove o crescimento dos brotos e deixa a planta pronta para mais produção devido ao aumento da eficiência metabólica.
Além disso, a água de arroz também contém cálcio, fósforo e ferro em boa quantidade. Depois que a água do arroz esfriar, despeje-a ao redor da base das plantas ou alimente-a regando o fundo para melhor absorção – uma vez a cada duas semanas.
Veja também: 6 temperos para plantar ao lado do tomate