Como mudar a cor da hortênsia (sem tinta)

As hortênsias são uma escolha popular entre os jardineiros e podem encher o quintal com uma abundância de lindas cores em azuis, rosas e brancos. Mas você sabia que é possível mudar a cor das hortênsias?

Embora se saiba que os floristas mudam as cores das flores cortadas com corante alimentar, o mesmo não acontece com as hortênsias – há um pouco mais de ciência envolvida. Com algumas mudanças simples e um pouco de paciência, você poderá ver uma diferença dramática na cor das pétalas da sua hortênsia.

Quais hortênsias podem mudar de cor?

Hortênsias são um gênero enorme e oferecem uma variedade de cores de flores, desde brancos nítidos até roxos profundos. No entanto, se quiser mudar a cor da sua hortênsia de azul para rosa ou de rosa para azul, você você deve escolher Hydrangea macrophylla, também conhecida como hortênsia de folhas grandes.

Outras hortênsias populares, incluindo Hydrangea paniculata e Hydrangea quericifolia, não seguem a mesma mudança de cor. E a mudança de cor não acontece com as variedades brancas de Hydrangea macrophyllas, então verifique qual variedade você possui antes de tentar corrigir sua cor.

Veja também: 4 erros grosseiros no cultivo de hortênsias

O que faz com que as flores de hortênsia mudem de cor?

A mudança na cor da flor está relacionada ao nível de pH do solo e à quantidade de alumínio presente. O azul profundo é produzido quando a planta absorve alumínio do solo – quanto mais alumínio a planta consegue absorver, mais forte é o azul. Porém, se a planta receber menos alumínio, a cor da flor ficará mais rosada.

O que determina a quantidade de alumínio

Solo ácido tem pH mais baixo, o que permite que mais alumínio seja absorvido pela planta, deixando a flor mais azulada. No entanto, se a hortênsia for cultivada em solo alcalino, isso dificulta a absorção do alumínio, o que por sua vez cria uma flor mais rosada.

Que nível de pH procuramos para medir se o solo é ácido ou alcalino?

Você pode esperar que o solo ácido para hortênsias varie entre um pH de 5,2-5,5, enquanto um pH do solo acima de 7,0 resultará em flores rosa.

Explicação da escala de pH

A escala de pH varia de 0 a 14, sendo 7,0 neutro. Níveis de 0 a 6,9 são ácidos e aqueles na faixa de 7,1 a 14,0 são mais alcalinos.

Veja também: Por que você deve testar o pH do seu solo e como fazê-lo

Como mudar sua hortênsia de rosa para azul

Se o seu teste de solo indicou que você tem solo ácido e deseja flores azuis, será necessário adicionar enxofre ao solo. Adicione enxofre em pó ou pellets ao solo antes de plantar, mas se isso não for possível, aplique o enxofre no solo ao redor das plantas existentes.

No entanto, não espere resultados imediatos, pois leva vários meses para que o pH do solo mude. Se você adicionou um corretivo ao solo no outono, a cor não ficará aparente até o verão seguinte.

Após a correção do solo, mantenha o pH com adubação anual com sulfato de alumínio ou cargas especiais de hortênsia. Isso ajudará a manter o pH do solo e estimulará flores azuis escuras.

Veja também: As flores que você NÃO deve podar no verão

Conserto rápido

Se você estiver impaciente, existe uma solução rápida para mudar a cor de suas hortênsias de rosa para azul. Regue o solo líquido ao redor da planta até que os botões das flores se formem no meio da primavera. Misture uma colher de sopa de sulfato de alumínio com 3 litros de água e molhe o solo ao redor de cada hortênsia.

No entanto, tenha cuidado, pois aplicar muito alumínio no solo pode danificar as plantas.

Como mudar sua hortênsia de azul para rosa

Para o efeito oposto – mudar as hortênsias de azul para rosa – o processo é semelhante, embora o aditivo seja diferente. Em vez de adicionar enxofre ao solo, recomenda-se a aplicação de cal agrícola, também conhecida como cal de jardim ou dolomita.

Quando e com que frequência suplementar

Tal como acontece com todos os fertilizantes e suplementos de jardim, siga sempre as instruções específicas do rótulo do produto antes de aplicar.

Comece com uma aplicação única por temporada no início da primavera, quando a planta começa a brotar. Muitas aplicações podem danificar as raízes das plantas e potencialmente matá-las.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *