O morango é uma fruta doce e saudável valorizada em todo o mundo. Eles são abundantes e baratos durante a alta temporada. Mas e quando eles estão fora de temporada? Felizmente, vários métodos de armazenamento podem ser usados para saborear os morangos muito depois da colheita. Veja como preservá-los em potes.
Veja também: Como escolher os morangos mais suculentos e doces
Como conservar morangos passo a passo
Lave os morangos em água fria e seque.
Retire os talos e corte os morangos em quartos.
Misture os morangos com o açúcar e o suco de limão em uma panela. A quantidade de açúcar e suco de limão depende da quantidade de morangos, mas geralmente usa-se 1 xícara de açúcar e 2 colheres de sopa de suco de limão para cada 4 xícaras de morangos.
Cozinhe a mistura em fogo moderado, mexendo de vez em quando, até os morangos ficarem macios e o líquido engrossar. Isso pode levar cerca de 10 a 20 minutos.
Retire a panela do fogo e deixe a mistura esfriar um pouco. Durante este período de resfriamento, esterilize seus potes e tampas.
Transfira a mistura de morango para os potes esterilizados, deixando cerca de 1,5 cm de espaço livre.
Limpe as bordas do frasco com um pano limpo e úmido para remover o excesso de mistura.
Coloque as tampas nos frascos e aperte bem.
Processe os potes em água fervente por 10 minutos.
Após o processamento, deixe os potes esfriarem sobre uma toalha ou gradinha. Os potes devem fazer um som de “estalo”, indicando que estão lacrados.
Verifique a vedação dos potes pressionando o centro das tampas. Se as tampas estiverem imóveis, elas estão devidamente seladas.
Rotule os potes com a data e guarde em local fresco e escuro por até um ano.
Veja também: Torta Caseira de Morango para Conhecedores