Hoje em dia, parece que todas as figuras públicas têm o mesmo deslumbre um sorriso. O fascínio pelos dentes brancos perolados remonta à Idade de Ouro da Hollywoodquando o dentista Charles Pincus criou protetores bucais para Judy Garland, James Dean e Shirley Temple.
Hoje, as facetas custam entre BGN 1.000 e BGN 8.000 por dente. Então, o que devem fazer aqueles cujo orçamento odontológico é inferior a BGN 10.000?
As tiras de clareamento são um produto popular de venda livre. Mas contêm agentes branqueadores, o que nos faz pensar se são prejudiciais.
O que causa manchas nos dentes?
Existem muitas razões pelas quais seus dentes podem não ser brancos. Na verdade, são suscetíveis a dois tipos de manchas: internas e externas. Fatores externos como alimentação (café, vinho, frutas cítricas, refrigerantes), hábitos de vida (tabagismo), medicamentos (ferro líquido), suplementos (cúrcuma, açafrão, curry) e envelhecimento desempenham um papel importante.
Veja também: Você deveria tomar suplementos como parte de sua rotina de beleza?
Mas fatores como a genética também desempenham um papel. Os dentes têm um componente genético que você herda de seus pais: o esmalte e a dentina. Se o esmalte (a camada externa dos dentes) for muito fino ou mais transparente, a próxima camada dentária, chamada dentina, aparecerá com mais destaque. A dentina é de cor amarela a acastanhada.
Como funcionam as tiras de clareamento?
Existem dois métodos de clareamento dental: mecânico e químico. O clareamento mecânico dos dentes remove manchas superficiais por meios físicos. Isso inclui escovação, creme dental branqueador e limpeza profissional. O clareamento químico, por sua vez, “baseia-se na aplicação de uma solução clareadora (peróxido de carbamida ou peróxido de hidrogênio) nos dentes. Esses agentes clareadores penetram nos dentes e provocam uma reação química, oxidando as manchas, retirando a cor e deixando os dentes mais brancos.
Se você estiver tratando em casa, os dois dentistas aconselham a aplicação de produtos clareadores depois de escovar os dentes, para que não haja barreira de placa bacteriana que impeça a absorção.
As tiras de clareamento são seguras?
Os ingredientes comuns nas tiras de clareamento incluem peróxido de hidrogênio e carbamida e hidróxido de sódio. Todos eles trabalham para remover manchas dos dentes.
Existem preocupações sobre os danos dos agentes clareadores nos dentes, especialmente o peróxido de hidrogênio e o hidróxido de sódio. Os próprios ingredientes são prejudiciais ao corpo. Porém, em uma quantidade tão pequena, eles não podem afetar de forma alguma. Os produtos clareadores não devem ser ingeridos, mas apenas aplicados topicamente na superfície dos dentes e depois enxaguados abundantemente.
Quanto ao peróxido de hidrogênio, um estudo de 2019 conduzido pela Universidade de Stockton descobriu que ele pode ter efeitos negativos na dentina, que é o tecido abaixo do esmalte. A pesquisa mostrou redução do colágeno nos dentes que foram tratados.