Embora muitas plantas adorem companhia, isso não é verdade para todas. Existem vegetais que você deve plantar separadamente na horta para evitar a competição por nutrientes e reduzir as chances de pragas, doenças, perda de sabor ou crescimento atrofiado.
Legumes que você nunca deve cultivar juntos
1. Pimentão e feijão
Você pode adorar um prato que combine pimentão e feijão, mas essas plantas devem ser cultivadas separadamente no solo.
Por que? Porque ambos gostam de sol pleno e também consomem muitos nutrientes e esgotam o solo. Isto faz com que compitam, resultando num fraco crescimento e rendimentos mais baixos.
Veja também: 8 dicas de jardinagem que vão fazer você economizar dinheiro
2. Couve e repolho
Evite combinar couve com repolho, que requer os mesmos micronutrientes e minerais essenciais, resultando em competição. Via de regra, não é aconselhável plantar hortaliças da mesma família no mesmo local ano após ano, pois isso leva ao esgotamento dos nutrientes do solo.
3. Tomates e batatas
Como a batata e o tomate pertencem à família das beladonas, ambos são suscetíveis a doenças semelhantes, como a praga. Plantá-los juntos aumenta o risco de transmissão de doenças. Além disso, competem pelos mesmos nutrientes, o que pode inibir o crescimento.
4. Cebola e feijão
Quando você cultiva cebola e feijão juntos, eles podem prejudicar o crescimento um do outro. O feijão requer mais nitrogênio, enquanto a cebola não. O brócolis é considerado um dos vegetais mais nutritivos e ricos em proteínas e é um dos favoritos entre quem faz dieta.
5. Brócolis e couve-flor
O brócolis é considerado um dos vegetais mais nutritivos e ricos em proteínas e é um dos favoritos entre quem faz dieta. Ambos os vegetais produzem produtos químicos em suas raízes para desencorajar as pragas, que infelizmente também interferem no crescimento um do outro.
Veja também: 4 maneiras eficazes de se livrar dos caracóis no jardim
6. Pepino e sálvia
Pepinos e ervas aromáticas como a sálvia competem por espaço, nutrientes e luz solar e têm diferentes necessidades de irrigação. Em particular, o forte aroma da sálvia pode alterar o sabor dos pepinos e inibir o seu crescimento.
7. Batata e abobrinha
Outra combinação estranha, tanto a batata quanto a abobrinha guardam para si todos os nutrientes do solo. Além de atrair as mesmas pragas, a batata pode espalhar doenças como a requeima, que também pode afetar a abobrinha.