A rosa pode não florescer novamente se você ignorar os sinais desta doença de verão

As rosas são um belo complemento para qualquer jardim, mas os jardineiros devem estar atentos a uma doença insidiosa que pode destruir essas flores se não for detectada precocemente.

Manchas pretas nas folhas das rosas são causadas pelo fitopatógeno Diplocarpon rosae ou Marssonina rosae. A doença se manifesta no verão e no outono. Os primeiros sintomas são manchas preto-avermelhadas com estrutura radiante na superfície superior das folhas. Eles crescem e até se fundem.

Embora esta doença não mate a rosa, fará com que as folhas da planta caiam, amarelem, parem de florescer e enfraqueçam significativamente a planta, deixando-a vulnerável a outras doenças e pragas que podem eventualmente prejudicá-la.

Veja mais: Com essas 8 dicas você vai curtir lindas rosas em vasos, todo mundo vai te invejar

O que fazer

Se a doença da mancha preta chegar ao solo do jardim, será muito difícil livrar-se dela, mas é fácil prevenir ou controlar a doença quando você souber o que procurar.

Como controlar e prevenir a doença cravos

A doença da mancha preta precisa de umidade e calor para germinar, por isso é mais provável que se espalhe em dias úmidos ou chuvosos com altas temperaturas.

A melhor maneira de prevenir a doença é garantir que as roseiras tenham fluxo de ar suficiente e sejam regadas na hora certa do dia para evitar que fiquem encharcadas.

Tente regar de manhã para que as folhas sequem mais rápido do que se você regá-las à tarde ou no início da noite.

Certifique-se de regar sempre as rosas profundamente na base da planta e tente evitar as folhas, pois isso reduzirá a propagação da doença.

Veja também: 4 truques para cultivar rosas lindas e exuberantes

A poda das rosas no final do inverno ou início da primavera é muitas vezes necessária pelo menos uma vez por ano para reduzir as chances de doenças fúngicas, mas não é recomendado podar no verão, pois isso pode estressar a planta em climas quentes e torná-la mais suscetível a doenças.

Em vez disso, você pode fazer rosas mortas nesta época do ano para remover qualquer folhagem morta ou doente que possa prejudicar a planta, mas só faça isso se tiver certeza de que está doente.

Retire as folhas infectadas ao vê-las pela primeira vez na primavera para reduzir sua propagação. Faça isso somente se você tiver um diagnóstico definitivo de que as manchas são cravos. Isso ocorre porque a remoção das folhas pode limitar a capacidade da planta de crescer bem.

Prevenir a doença da mancha preta pode ser difícil, mas a detecção precoce é a chave para lidar com esta doença, por isso certifique-se de verificar suas rosas regularmente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *