Estourando ou estalando em contato. Esses sons podem indicar um problema no seu sistema elétrico, mas você sabia que há sinais a serem observados que são menos altos, mas igualmente graves?
Saídas quentes
Muitos aparelhos elétricos geram calor durante a operação. No entanto, a saída em si nunca deve ser aquecida. Se notar calor em uma tomada, remova imediatamente todos os cabos e não use a tomada até resolver o problema. As tampas dos interruptores devem ser tratadas da mesma forma, com uma exceção: os interruptores dimmer tendem a esquentar ao toque porque dissipam o excesso de energia elétrica para criar um efeito de escurecimento. No entanto, mesmo as tampas dos interruptores dimmer nunca devem estar desconfortavelmente quentes ao toque. O excesso de calor é o motivo pelo qual você deve sempre verificar a potência antes de instalar um dimmer.
Veja também: Não coloque essas coisas na máquina de lavar louça, é um grande erro
Luzes piscando
É claro que os filmes de Hollywood querem que acreditemos que as luzes bruxuleantes das casas são um sinal claro de visitantes fantasmagóricos. Mas é muito mais provável que haja uma conexão elétrica solta. Se a cintilação estiver contida em um único equipamento, a correção geralmente é bastante fácil. Se afetar várias luzes ou salas, o problema provavelmente está mais abaixo na cadeia. Se todas as luminárias estiverem piscando, o problema pode estar na caixa do disjuntor ou na rede elétrica externa de sua casa. Nesse caso, sua melhor aposta é entrar em contato com um bom eletricista para solucionar o problema para você.
Fiação de alumínio
No final da década de 1960 e início da década de 1970, os altos preços do cobre levaram os artesãos domésticos a realizar serviços elétricos usando fio de alumínio de núcleo único. Testes de laboratório mostraram que o fio de alumínio era um substituto adequado para o cobre, por isso parecia uma boa maneira de manter os custos baixos. O problema é que o alumínio exposto oxida muito mais rápido que o cobre, acumulando calor e causando riscos de incêndio. Em condições de laboratório perfeitamente controladas, isso não é um problema, mas no ambiente real e imperfeito da sua casa, a fiação de alumínio (especialmente em circuitos ramificados) representa um risco de incêndio. Como resultado, o alumínio não é mais usado para a fiação de circuitos ramais residenciais. Existem várias maneiras diferentes de lidar com a fiação de alumínio existente, desde o uso de conectores especializados até a religação completa da casa. Se você suspeita que sua casa tem fiação de alumínio, vale a pena ligar para um eletricista para discutir suas opções.
O cheiro de queimado
Provavelmente não é surpresa que o cheiro de algo queimado seja um sinal de alerta imediato! Se a fiação do seu sistema elétrico ficar quente o suficiente para derreter o revestimento plástico, você estará enfrentando um risco imediato de incêndio e precisará tomar medidas imediatas. Tente identificar a origem do problema – seja ele limitado a um único acessório ou um problema na caixa do disjuntor – e resolva-o rapidamente.
Veja mais: Se você vir esses ovos em seu jardim, aja rapidamente
Não aterrado = greves
Enquanto falamos sobre aterramento de sistemas elétricos, é importante notar que você pode ter problemas de aterramento em uma escala maior do que apenas na linha de gás. Se você tocar em um objeto de metal conectado ao sistema mecânico de sua casa e levar um choque, é um forte sinal de que seu sistema elétrico não está devidamente aterrado. Isto certamente se aplica a aparelhos elétricos, como lâmpadas ou ventiladores de teto. Não confunda esses solavancos com estalos de eletricidade estática, que são muito menores e não devem incomodá-lo. Se o seu serviço elétrico não estiver aterrado, mas tiver tomadas de três pinos, os aparelhos que deveriam ser aterrados não o serão.
Saídas soltas
Se você conectar um cabo a uma tomada e perceber que o interior da tomada está se movendo, é hora de consertar. Uma ficha solta acabará por agitar os seus fios e isto provoca curtos-circuitos, faíscas e potenciais riscos de incêndio. Encontre um bom eletricista.
.