8 dicas de beleza que acabam virando mitos

Todos nós já lemos ou ouvimos falar de tratamentos de beleza que parecem funcionar. Por exemplo, aparar o cabelo regularmente faz com que ele cresça mais rápido, lavar o rosto com a maior freqüência possível evitará a acne ou ficar um pouco exposto ao sol todos os dias fará com que você se sinta bem e tenha uma ótima aparência. Mas tudo isto são mitos e pretendemos desmascará-los e partilhar a verdade.

Mito 1: O corte regular do cabelo estimula o crescimento do cabelo

Embora aparar o cabelo de vez em quando possa ajudar a prevenir pontas duplas e quebras, não é verdade que isso fará com que ele cresça mais rápido. Os benefícios são óbvios, vai te ajudar a ter cabelos mais saudáveis, brilhantes e fortes, mas a realidade é que o crescimento do cabelo começa na raiz, então não é um processo que possa ser acelerado com esta prática.

Mito 2: Usar maquiagem todos os dias faz mal à pele

Como em tudo o mais, o importante aqui não é a frequência, mas sim o uso correto. Aplicar maquiagem diariamente não faz mal à pele, desde que depois seja bem limpa. Certifique-se de escolher produtos de qualidade que não obstruam os poros e remova-os completamente antes de dormir.

Veja também: Produtos de beleza “verdes” ou “limpos”: Qual a diferença?

Mito 3: Acne é causada por sujeira

Este é um mito que muitos acreditam, mas a acne não é causada pela sujeira. Pelo contrário, deve-se principalmente a uma combinação de factores hormonais e genéticos. Na verdade, lavar o rosto com muita frequência ou vigor pode até piorar a acne devido à irritação da pele.

Mito 4: Produtos naturais são sempre melhores

Não foi comprovado que os chamados produtos naturais são melhores para a pele. A realidade é que nem todos são seguros ou eficazes, muitos ingredientes naturais podem causar irritação ou reação alérgica e alguns podem até ser tóxicos. É importante pesquisar e ler os rótulos com atenção antes de aplicar qualquer produto na pele.

Mito 5: Tomar sol 15 minutos por dia é saudável

Entendemos que tomar sol – sempre com proteção adequada – é uma das maneiras mais fáceis de obter vitamina D no corpo. No entanto, o bronzeamento não é saudável, pois pode causar danos solares a longo prazo e aumentar o risco de desenvolver doenças de pele. Existem muitas outras maneiras de obter a sua dose de vitamina D, como comer certos alimentos.

Mito 6: Os cremes antirrugas podem apagar os sinais de envelhecimento

Embora muitos de nós o tenhamos procurado, não existe um creme mágico que possa apagar completamente os sinais de envelhecimento. Apesar de todos os benefícios que oferecem, não se engane e é importante entender que a maioria dos cremes antirrugas proporcionam apenas hidratação temporária e não foi comprovado que tenham efeito duradouro.

Veja também: 9 coisas que revelam a verdadeira idade de uma mulher

Mito 7: As unhas precisam “respirar” de vez em quando

Por alguma razão, acreditamos que nossas unhas precisam “respirar” entre as manicures. Não é verdade, você não precisa deixar as unhas sem esmalte por muito tempo. Eles são uma parte do corpo que não tem capacidade de respirar. No entanto, deixá-los descansar ajuda a prevenir o acúmulo de fungos ou bactérias.

Mito 8: Você deve lavar o rosto com água quente

Lavar o rosto com água quente pode aumentar o nível de sensibilidade da pele e ressecá-la, fazendo com que perca alguns óleos naturais necessários. Essas lavagens acabam sendo agressivas para a pele e podem até causar irritação. É melhor usar água morna e detergente neutro para evitar danos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *