É um equívoco comum pensar que, se você pretende cultivar um jardim, precisa plantá-lo na primavera. Para muitos vegetais, você precisará semear ou plantar mudas logo após a última geada, mas desviar-se dos horários convencionais não é necessariamente errado.
Você ficará aliviado em saber que ainda tem muito tempo. E dependendo da parte do país em que você mora, há uma variedade de culturas para você escolher. Aqui está nossa lista de vegetais que você pode plantar em junho, junto com algumas dicas úteis para você começar.
Rabanetes
Na verdade, junho é uma ótima época para plantar rabanetes de verão de maturação rápida no solo. Isso ocorre porque quando o calor atinge o pico, o sabor desses vegetais pode ficar muito acentuado.
Dicas: Independentemente da estação, os rabanetes prosperam em solo úmido e bem drenado.
Beterraba
A beterraba é resistente ao frio e geralmente é plantada em temperaturas mais frias, mas germina em temperaturas do solo que variam de 10 a 25 graus.
Dicas: Se você está preocupado com o calor, tome cuidado com cultivares conhecidas por serem mais adaptáveis ou tolerantes ao calor, como Detroit Dark Red, Merlin ou Early Wonder.
Veja também: 5 vegetais que você pode cultivar novamente com sobras
Batatas
Este é um vegetal que muitas pessoas acham que você precisa plantar no início da primavera para obter uma colheita. Não é necessário. A batata tem um prazo médio de maturação de 75 a 95 dias.
Dicas: Fique longe de batatas de maturação mais longa, como russets, e escolha Yukon Gold ou Norland.
Ervilhas
As ervilhas geralmente são cultivadas no início da primavera e são conhecidas como culturas de clima frio, mas se você estiver no local certo e escolher uma variedade com alguma tolerância ao calor, poderá adicioná-las ao seu jardim. A maioria leva cerca de 60 a 70 dias para amadurecer.
Dicas: Cuidado com a praga em meados de julho. Você pode tratá-lo com uma solução de 40% de leite e 60% de água. Existe um equívoco comum de que as ervilhas não se dão bem em climas quentes, mas na verdade tem mais a ver com uma irrigação deficiente. Mantenha-os bem regados no calor e não terá problemas.
Veja mais: Cientistas: Aqui estão os alimentos mais livres de pesticidas
Prumo
O feijão é uma cultura ideal porque amadurece rapidamente em solo quente e em locais com pelo menos oito horas de sol. Eles são uma cultura convencional da estação quente, comumente adicionada ao jardim. Você pode escolher feijão ou feijão. O feijão verde tende a crescer mais rápido e algumas variedades ficam prontas para a colheita em 35 dias.
Abobrinha
A abóbora vem em todos os formatos, tamanhos e variedades, do amarelo ao verde escuro, o que a torna uma ótima opção para diferentes regiões. Estas culturas são variedades relativamente curtas devido ao facto de serem colhidas quando a casca ainda está tenra. Demora entre 60 e 70 dias antes de estarem prontos para a colheita.
Dicas: Você precisa prestar muita atenção à sua abóbora porque ela tende a brotar muito rapidamente. Para variedades oblongas, colha quando estiverem com 20 a 30 cm de comprimento, e para formas mais redondas, espere até que tenham 10 a 20 centímetros de diâmetro. Se você esperar até que fiquem muito grandes, a carne ficará muito dura para comer.
Veja também: 7 hortaliças que você não deve plantar juntas e por quê
Quiabo
O quiabo cresce melhor quando as temperaturas atingem pelo menos 29 graus durante o dia e não caem abaixo de 15 graus à noite. Demora cerca de 60 dias em média para amadurecer e se dá bem com umidade.
Dica: O quiabo deve ser colhido quando estiver de tamanho pequeno a médio, com cerca de 7 cm de comprimento. Se esperar muito, vai acabar com vagens grandes, duras e muito difíceis de mastigar.