O ar interno pode ser 2 a 5 vezes mais poluído do que o ar externo. Nossas casas contêm muitos compostos tóxicos invisíveis, incluindo monóxido de carbono, que podem prejudicar nossos pulmões e a saúde geral com exposição constante. As plantas purificadoras de ar podem ser a solução perfeita para tornar a sua casa respirável novamente.
Fontes de ar tóxico nas casas
Fogões e aquecedores a gás
A combustão de vários combustíveis, especialmente carvão e madeira, juntamente com gás natural em fornos e aquecedores pode produzir óxidos de nitrogênio (NOx), monóxido de carbono (CO) e partículas
Fumo do tabaco
A fumaça do cigarro, incluindo a inalação passiva, contém milhares de substâncias nocivas, incluindo amianto, arsênico, radônio e CO.
Poluição do ar exterior
O ar sujo entra em nossas casas vindo de fora e permanece se não houver ventilação. Se você mora perto de uma rua movimentada ou área industrial, é provável que o ar interno esteja mais poluído.
Materiais de construção sintéticos, tintas, produtos pessoais, produtos de limpeza domésticos e pesticidas são outros culpados comuns da poluição do ar nas residências.
Veja também: 3 maneiras de umidificar o ar seco em casa
Como as plantas limpam o monóxido de carbono
As plantas têm um sistema enzimático que converte o monóxido de carbono no dióxido de carbono menos prejudicial que as plantas necessitam para a fotossíntese.
As melhores plantas que removem CO
As plantas desta lista não só melhoram o ar interior, mas também tornam a sua casa mais bonita. Apenas lembre-se de regá-los adequadamente e fertilizá-los ocasionalmente e eles continuarão a fazer seu trabalho de limpar o ar para você.
Veja também: 4 plantas da floresta tropical perfeitas para cultivar no banheiro
1. Lírio verde (Chlorophytum comosum)
Recomendado para remover monóxido de carbono do ar. De acordo com alguns estudos, diz-se que as plantas aranha removem óxido nitroso, formaldeído, xileno, tolueno e xileno do ar que respiramos.
2. Planta cobra (Dracaena trifasciata)
Como outras suculentas, a planta cobra ajuda a filtrar os poluentes do ar interno e é uma das poucas plantas que transforma dióxido de carbono em oxigênio à noite!
3. Hera comum (Hedera helix)
De acordo com um estudo, o cultivo dessas trepadeiras pode reduzir o dióxido de carbono junto com vestígios de monóxido de carbono.
4. Spathiphyllum
Esta planta cresce bem em ambientes fechados, mas gosta de um pouco mais de umidade e remove amônia, formaldeído, tolueno, xileno e benzeno.