Foto: iStock/Gulliver
Quando se trata de realçar os nossos alimentos e bebidas com um pouco de doçura, existe uma enorme variedade de açúcares diferentes para escolher. Do clássico açúcar granulado branco ao coco não refinado, cada variedade traz seu sabor e textura únicos! Mas hoje estamos nos concentrando em uma forma de açúcar extremamente popular, com um sabor rico e um lindo tom dourado. Você adivinhou: açúcar mascavo.
Veja também: 4 dicas para deixar a comida enlatada mais saborosa
O açúcar mascavo é incrivelmente popular na culinária. Ele vem em diversas formas e você o encontrará em receitas de biscoitos, bolos, brownies e pães. Aqui está o que você deve saber sobre ela.
Existem muitas variedades de açúcar mascavo
O termo “açúcar mascavo”, na verdade, abrange vários tipos de açúcar, cada um com suas características distintas. Os dois principais tipos de açúcar mascavo são o açúcar mascavo claro e o açúcar mascavo escuro, que podem ser diferenciados pelo teor de melaço.
O açúcar mascavo claro tem o sabor mais suave dos dois, com um sabor sutil de caramelo e uma textura úmida e densa. Contém cerca de 3% de melaço, o que lhe confere uma cor dourada clara. O açúcar mascavo claro costuma ser o adoçante preferido para assar biscoitos e bolos porque seu sabor realça os produtos assados sem dominar os outros ingredientes.
Por outro lado, o açúcar mascavo escuro tem sabor mais forte devido ao seu maior teor de melaço, geralmente em torno de 7%. Isso resulta em uma cor mais profunda e um aroma mais rico de caramelo. Ele pode adicionar profundidade real às suas receitas, funcionando perfeitamente em combinação com temperos quentes em produtos assados, como pão de gengibre e até mesmo em marinadas saborosas e molhos de carne.
Veja também: Este truque fará com que Eggs Benedict pareça um chef
A maioria dos tipos de açúcar mascavo começa como branco
Um equívoco comum é que todo açúcar mascavo é menos refinado e mais natural que o açúcar branco. Na verdade, muitos tipos de açúcar mascavo começam sua jornada como açúcar branco normal. Os açúcares marrons claros e escuros mais amplamente disponíveis nos supermercados são produzidos pela adição de melaço ao açúcar branco para dar-lhe vários graus de cor e sabor. O melaço é um subproduto natural proveniente da cana-de-açúcar ou da beterraba sacarina utilizada no processo de produção de açúcar.
Torna os produtos assados mais úmidos
Uma das razões pelas quais o açúcar mascavo é tão popular entre os padeiros é a sua capacidade de adicionar umidade aos produtos assados, resultando em guloseimas macias, macias e saborosas. O açúcar mascavo claro é conhecido por dar aos biscoitos a maciez perfeita e também é popular em receitas de brownie de chocolate onde queremos um resultado denso e fofo.